O teatro é uma das artes mais antigas da história da humanidade, surgiu por volta do século IV a.C. – desde então é uma expressão importantíssima no desenvolvimento cultural e social.
Tinha-se o conceito de teatro como um propósito de vida artista, algo voltado para quem tinha desejo de se tornar atriz ou ator. Com o avanço de formas pedagógicas a escola pôde ser um lugar que se estendia muito além de números, letras e fórmulas.
Teatro no ambiente escolar
Ao ser introduzido no ambiente escolar, o teatro não apenas tem a oportunidade de detectar novos talentos, mas de gerar uma aula multidisciplinar ao aluno. Essa prática auxilia uma série de sentidos e também no desenvolvimento social.
A habilidade que começa a ser desenvolvida e que, por consequência, influencia todas as outras, é a comunicação. A partir dela as crianças podem estimular o exercício da fala, o modo como se expressa e se apresenta ao mundo. Dessa forma, a criança consegue transmitir suas ideias e pensamentos.
Além disso, é possível perceber uma melhora no desenvolvimento intelectual e cognitivo. Onde é possível ter contato com obras importantes enquanto ele mesmo dá vida ao personagem. A leveza da atividade o leva a um aprendizado lúdico e prazeroso.
Teatro aprimora a comunicação das crianças
A timidez é algo que faz todo mundo querer sair correndo em meio a um grupo de pessoas. Porém, com o estímulo da comunicação oral e também a comunicação não verbal, o pequeno faz da forma que se sente mais confortável. Entendendo também seu próprio tempo, a autonomia é um dos pontos fortes dessa jornada.
Através do teatro a autoestima é elevada, a criatividade fica aguçada e os níveis de confiança aumentam consideravelmente. Com o cérebro trabalhando para decorar falas, a capacidade de memorização é outro ponto bastante positivo na atividade. O teatro é a arte que desenvolve os sentidos, fascina e eleva o conhecimento humano.
Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Entre em contato conosco e nos acompanhe através do instagram: @enecnatal!