A adaptação escolar é um processo delicado e muito importante para as crianças, marcando o início de uma jornada estudantil fundamental para o seu desenvolvimento e formação.

Esse processo de adaptação não está relacionado apenas a primeira experiência da criança no ambiente escolar, como também na mudança de escola. 

É comum sentir medo do novo, mas existem formas benéficas de lidar com isso, sem que a mudança de rotina se torne um monstro de sete cabeças.

Entenda como tornar o processo de adaptação mais simples

Mãe conversando e ensinando tarefa escolar com o filho

Algumas atitudes podem ser tomadas para auxiliar a criança no processo de adaptação, contribuindo para que ela não sinta medo do novo. Confira:

1- Conheçam o ambiente escolar 

Um fato importante no processo de adaptação escolar, é que antes de iniciarem as aulas, a criança conheça o ambiente que fará parte da sua rotina. 

Durante o passeio, você poderá aconselhar o pequeno sobre a nova experiência, conversar com a equipe pedagógica da escola e apresentar os espaços. 

Essa atitude contribui para que a criança se sinta mais segura e determinada a enfrentar essa mudança na rotina.

2- Diga palavras de afirmação sobre a escola nova

Tanto no passeio à escola quanto no dia a dia em casa, converse com o seu filho sobre a escola nova com palavras de afirmação, como por exemplo: “será uma experiência incrível, você poderá fazer novos amigos e todos os dias irá aprender muitas coisas novas!”

Acredite: esses diálogos fazem toda a diferença!

3- Seja paciente e gentil 

No início, os pequenos podem apresentar um pouco de dificuldade quanto a ida à escola. 

Ao se deparar com situações conflituosas, seja paciente e gentil com a criança. Cada um tem o seu próprio processo e, naturalmente, as coisas se ajustam. Respeite isso!

4- Acompanhe e esteja presente durante todo o processo

Ao levar a criança à escola, continue motivando e demonstrando positividade quanto a novidade na rotina, a sua forma de agir também influencia nas reações e emoções da criança.

Ao chegar da escola, pergunte como foi a aula, o que ela aprendeu de novo e se já fez amizade com algum coleguinha: faça parte do processo!

5- Fique atenta a situações embaraçosas 

Durante as conversas com a criança, se certifique de que está indo tudo bem com as relações dentro do ambiente escolar.

É muito importante que a criança faça parte de um ambiente seguro, empático e humanizado, onde ela se sinta livre para ser ela mesma. 

Na ENEC, contamos com o apoio de psicólogos e pedagogos para garantir que os alunos vivenciem as suas experiências escolares com segurança, conforto e alegria. 

Em nossa escola, cultivamos a boa convivência e, com um olhar empático e humanizado, acolhemos e colaboramos para o desenvolvimento e educação completa dos nossos alunos. 

Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Entre em contato conosco e nos acompanhe através do instagram: @enecnatal

Sobre o(a) autor(a): ENEC Natal

Aqui na ENEC — Escola Natalense de Educação e Cultura — acreditamos na importância de uma base de conhecimento que solidifica o estudante nas bases científicas, do Ensino Infantil ao Fundamental, para toda a vida. O nosso dia a dia de aprendizado é pautado pelo respeito pelo indivíduo, pela empatia e pelo melhor interesse dos nossos alunos.

Deixar um comentário