A infância e adolescência são fases marcadas por muitas descobertas e mudanças. Muitas vezes, essas condições impactam negativamente a vida dos jovens, provocando conflitos internos e colaborando para o surgimento de transtornos mentais.
Diante disso, é fundamental reconhecermos a importância dos cuidados com a saúde mental dos nossos jovens, uma temática que deve ser discutida, sempre que possível, dentro e fora do âmbito escolar.
Quais são as causas mais comuns de transtornos mentais em jovens?
Durante o período da infância e adolescência, os jovens estão aptos a aprender e descobrir sobre coisas, inclusive, a si mesmos.
Esse momento pode ser bastante confuso, principalmente para aqueles que desejam ter mais autonomia, início de relações amorosas, conflitos internos, relações familiares e outros fatores muito presentes nesse período.
Além disso, o uso massivo de telas, redes sociais, assim como da tecnologia no geral, podem contribuir para o desenvolvimento de pensamentos distorcidos, como a busca para tentar se encaixar em padrões e a constante comparação com outros usuários.
Como os pais e a comunidade escolar podem ajudar?
É muito importante que os pais, responsáveis e a comunidade escolar fiquem em alerta diante de comportamentos que possam sinalizar que o jovem esteja enfrentando algum problema.
Entre os sintomas que indicam a presença de problemas relacionados à saúde mental, é possível destacar:
- O jovem se mantém afastado das pessoas;
- Possui comportamentos agressivos;
- Apresenta desânimo e interesse na execução de tarefas;
- Demonstra ansiedade ou tensão com frequência;
- Sofre com insônia ou outros problemas com sono;
- Apresenta um humor instável.
Diante desses sinais, é importante buscar ter uma conversa empática, sincera e que transmita segurança ao jovem. Muitas vezes, palavras de consolo são suficientes para que ele se abra e aceite receber ajuda.
Qualquer pessoa pode sofrer com alguma instabilidade e/ou problema emocional e, na fase da infância-adolescência, é comum que os jovens não consigam sempre lidar corretamente com o surgimento de tantas mudanças.
Por isso, é importante que a família construa um espaço seguro e sem julgamentos para ouvir, ajudar e contribuir para que as crianças e adolescentes se sintam confortáveis para compartilhar suas dúvidas e sentimentos.
Além disso, ao fazer parte de um ambiente escolar que direciona espaço e atenção às questões emocionais dos jovens, fica mais fácil reforçar esses valores e contribuir para um desenvolvimento seguro, completo e saudável das crianças e adolescentes.
Através de projetos e iniciativas que colaborem para a temática, caminhamos em direção a formação de jovens mais empáticos e que reconheçam as suas necessidades emocionais.
Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Entre em contato conosco e nos acompanhe através do instagram: @enecnatal!